BM ENTREVISTA: TIAGO ABRAVANEL VIVE ‘VLAD’ NA VERSÃO BRASILEIRA DE ANASTASIA

 

Foto por The New York Times

Entrevista transcrita entre Guilherme Gila, colaborador da Broadway Meme, para Tiago Abravanel, que dará vida ao personagem Vlad no musical Anastasia. Caso prefira, você pode ouvir o áudio no player que está no final da página. 

[Broadway Meme] Bom, primeiro eu queria saber como está sendo essa experiência de voltar para os palcos depois de um tempo.

[Tiago Abravanel] Quase 4 anos.

[Broadway Meme] Isso. Mas você não é um novato no mundo dos musicais, né. Já atuou em Meu amigo Charlie Brown, A Pequena Sereia, enfim, já fez bastante coisa, ainda mais depois do BBB, como é que está sendo a experiência de voltar para uma sala de ensaio?

[Tiago Abravanel] Acho que talvez é a melhor renovação de energia que eu poderia ter depois de um momento… importante, claro, mas muito turbulento. Principalmente fisicamente. Então, o teatro sempre foi minha base e eu sempre digo, assim, voltar para o teatro é a maneira que eu tenho de recarregar as minhas energias para aquilo que eu sei, que eu sou, de onde eu vim, sabe?

[Broadway Meme] Sei.

[Tiago Abravanel] Não que eu não goste de fazer televisão, de fazer show, não é isso. Mas o processo que o teatro nos proporciona como artistas em criar, ensaiar, e trocar, e errar, e voltar, e fazer, é um processo que transforma a gente como como pessoa e como profissional. E eu estava precisando desse momento, e veio numa ótima hora. Não imaginava que isso pudesse acontecer esse ano ainda, e quando veio o convite pra eu audicionar falei “meu Deus, será”? Tem um casamento, como é que eu vou fazer isso? E aí eu fiz a audição, né, um vídeo de audição para os americanos, e foi muito legal. Eu fiquei muito nervoso porque recebi o material num dia, gravei no mesmo dia, tive horas para gravar porque eu ia viajar com meu marido para Nova Iorque, que estava programado, e foi uma loucura. Aí eu recebi a resposta, sabia que depois que voltasse de Nova Iorque não ia dar nem uma semana para organizar minha vida, e já ia começar a ensaiar. O casamento no meio de tudo isso, então foi muito intenso. Mas veio na hora que eu estava precisando desse carinho do teatro, sabe?

[Broadway Meme] Sim. E o que você pode contar para a gente do seu personagem em relação a outros papeis que você já fez, e no momento que você está também agora como ator.

Foto via página oficial no instagram

[Tiago Abravanel] Bom, o Vlad é um personagem mais velho do que eu, ele tem uma energia muito parecida com a minha nesse sentido de ser enérgico na maneira de se comunicar, mas ele tem esse lado meio – meio não, completamente charlatão e sedutor, que eu acho que vivi um pouco quando substituí o [Marcos]Tumura em Miss Saigon, em 2007. Tem quase 15 anos, então é engraçado ter a oportunidade de viver personagens um pouco mais velhos do que eu, porque isso traz uma maturidade para minha pessoa, e que me dá outra postura, que me traz outra voz. Por exemplo, é um tipo de voz que eu não usei em nenhum personagem. O Tim Maia tinha uma coisa mais [voz grave], o Sebastião tinha uma coisa mais aguda, com sotaque; no engenheiro era um pouco mais neutro, se é que a gente pode dizer assim, mas não gosto dessa palavra. Então acho que o personagem tem algumas nuances que tem a ver com o Tiago, mas no completo do personagem é algo muito diferente do que já fiz em outros papéis. É um espetáculo onde esse personagem e a Lily, que é vivida pela Carol Costa, que é a minha amiga e a gente nunca tinha trabalhado junto, são o alívio cômico da peça. Então, de certa forma, é um espetáculo denso, romântico, mas a hora que a galera dá uma relaxada no sentido da tensão é a hora que entra o Vlad e a Lily, um dos momentos que eles entram é a hora de relax. Mas as cenas são muito divertidas, e poder trocar com a Gi[ovanna Rangel] e o Ro[drigo Garcia] também está sendo maravilhoso. É um trio que a gente conseguiu encontrar a nossa sinergia, a nossa química. Não sei se vocês sentiram isso-

[Broadway Meme] é muito gostoso de ver.

[Tiago Abravanel] É, apesar da gente, né, eu ensaiei a última vez domingo passado.

[Broadway Meme] Nossa.

[Tiago Abravanel] Fiquei sem ensaiar todos esses dias por conta do casamento, ou seja, esse número eu não faço a mais de uma semana – os dois números. O Paris eu passei uma vez, então, tipo… acho que no momento que a gente tá, assim… na correria, de levantar o espetáculo e tal, a gente já conseguiu construir esse lugar que só ajuda pra cena. Essa intimidade, esse olhar, essa escuta dos três, né? Que é um ping pong. O teatro é escuta, é olhar, é entrega, e se a gente não tem química, se cada um está pensando no seu, a cena não acontece. E aí é muito gostoso quando a gente vê que a gente joga a bola e o outro responde na mesma e sabe? é muito legal.

Foto por Joan Marcus

[Broadway Meme] Aí agora como uma última pergunta, Tiago, é o que você espera do seu público? Porque tem um público seu que já te conhece do teatro, um público que te conhece da televisão também, né. Enfim, muita coisa. Mas agora digo como ator de teatro musical, você espera desse público novo que veio com toda essa audiência que o BBB te proporcionou para conhecer esse lado tão artístico seu e tão poderoso.

[Tiago Abravanel] Cara, na verdade é o que eu mais amo fazer. É aqui que eu me encontro profissionalmente em todos os sentidos: cantando, dançando, interpretando. Então acho que quem se identificou com O Tiago do BBB, que é o Tiago pessoa física, eu acho que vai curtir demais porque isso é o que eu amo fazer. Então vou oferecer só amor aqui, no que eu mais gosto de fazer, entendeu? Então fico muito feliz com esse novo público que chegou depois do programa. É muita gente, é muito louco. Assim, qualquer lugar que eu vou hoje as pessoas sabem quem eu sou. Diferente de antes do BBB, mesmo eu já tendo uma carreira, mesmo eu já tendo uma história no teatro e na televisão e tal, o BBB é uma proporção muito maior. Então poder de alguma forma levar para essas pessoas, que muitas vezes não tem acesso, ou até mesmo não tem a noção de como funciona o teatro musical, como é possível acontecer, qual é o nosso trabalho, nosso esforço, e ter uma pessoa que atingiu esse público popular é muito legal trazer pra uma estrutura tão mágica e grandiosa.

[Broadway Meme] Perfeito. Obrigado, Tiago.

O áudio da entrevista pode ser acessado no player abaixo. 

Entrevista: Guilherme Gila

Edição da transcrição: Brígida Rodrigues e Nicholas Duarte 

Edição de áudio: Nicholas Duarte

Guilherme Gila

Gila aqui! Apaixonado por música e teatro desde que me conheço por gente (e por músico e ator também hehe). É fácil me fazer falar, difícil é me fazer parar. Um prazer!

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *