Livros que viraram musicais (ou o contrário)

Que as artes estão sempre conectadas entre si não é novidade para ninguém. Temos livros que são adaptados para filmes, que são adaptados em quadrinhos, jogos de videogame e até mesmo ganham espaço em palcos. É comum ver várias histórias ganhando vida nos palcos, e pensando nisso a Broadway Meme listou alguns musicais que foram baseados em livros. Claro que temos quase que uma infinidade de histórias que podem garantir uma parte 2 ou até mesmo parte 3. Confira a seguir:

Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz

A clássica história de O Mágico de Oz pela perspectiva da “Bruxa Má do Oeste” foi escrita por Gregory Maguire, sendo o primeiro volume da coleção “THE WICKED YEARS”, composta por Wicked, Son of a Witch, A Lion Among Men, and Out of Oz. A versão de palco tem canções de Stephen Schwartz, sendo um dos maiores sucessos da Broadway até os dias de hoje e teve sua temporada brasileira em 2016, no Teatro Renault com Myra Ruiz e Fabi Bang nos papéis principais.

Os Miseráveis

Considerado um clássico da literatura mundial, a história segue a vida de Jean Valjean, que após dezenove anos na prisão precisa viver em uma França faminta e revoltada enquanto lida com os fantasmas do seu passado. Sendo um dos musicais mais famosos e adaptados pelo mundo e com a canção I Dreamed a Dream recebendo várias versões ao longo dos anos, o musical também passou pelo Brasil em duas temporadas, em 2001 e 2017.

O Fantasma da Ópera

Unindo romance e suspense, o conto de Gaston Leroux narra o triângulo amoroso entre a cantora lírica Christine Daaé, o visconde Raoul de Chagny e o sinistro e obcecado gênio da música que habita os porões do teatro. Foi adaptado aos palcos em 1986 com texto e música de Andrew Lloyd Weber, sendo o musical com maior tempo em exibição e – assim como Les Miserables – teve duas temporadas no Brasil em 2005 e 2018.

A Cor Púrpura

A obra prima da vencedora do Pulitzer Alice Walker se tornou conhecida mundialmente após a adaptação para o cinema estrelada por Whoopi Goldberg. Sua versão dos palcos conta com 11 prêmios Tony na primeira versão em 2005 e 2 com seu revival em 2015 estrelado por Cinthya Erivo. No Brasil foi estrelado por Leticia Soares e teve temporadas em diversas regiões desde 2019.

Guerra e Paz

O romance russo de Liev Tolstói teve alguns trechos de sua obra literária adaptada no musical Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 (no brasil o popular Cometão), indicado a 12 prêmios Tony e em curta temporada no Brasil com direção de Zé Henrique de Paula.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

O clássico de Roald Dahl teve diversas adaptações em mídias, então foi questão de tempo para que chegasse aos palcos, destacando Christian Borle como Willy Wonka na Broadway e Cleto Baccic na temporada brasileira em 2021.

Os gatos

O livro de poemas sobre gatos de T. S. Eliot serviu de inspiração para que Andrew Lloyd Webber escrevesse o musical Cats, que durou dezoito anos na Broadway e apresenta a clássica canção Memories. O espetáculo ganhou uma versão controversa para os cinemas e teve temporada brasileira em 2010 com Paula Lima, Saulo Vasconcelos e Sara Sarres no elenco.

Dom Quixote

A antiga história das aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu companheiro Sancho Pança já ganhou diversas versões desde sua estreia em 1965 na Broadway. A adaptação brasileira foi dirigida por Miguel Falabella e ganhou duas temporadas no Teatro Sesi e Teatro Alfa.

O Médico e o Monstro

O romance que envolve ficção científica, transtornos psicológicos e terror é um grande clássico do gênero e foi levado aos palcos nos anos 90 como Jekyll and Hyde The Musical. Em 2010 o Teatro Bradesco apresentou a versão estrelada por Nando Pradho, Kiara Sasso e Kacau Gomes.

E assim como livros ganharam adaptações, há também musicais que foram levados para a literatura, tanto da Broadway quanto originais brasileiros:

CARGAS D’ÁGUA: Um musical de bolso

O musical de estréia de Vitor Rocha conta a história de Moleque, um garoto cuja amizade improvável com um peixe o leva à missão de levar seu amigo para ver o mar. Teve estreia em 2018 com lançamento do livro no início de 2022.

SE ESSA LUA FOSSE MINHA

Também de autoria de Vitor Rocha e canções de Elton Towersey, o musical indicado ao Prêmio Bibi Ferreira ganhou seu livro em lançamento simultâneo com Cargas D’água em fevereiro de 2022. Unindo músicas populares, brincadeiras de roda e lendas antigas, a história fala do povo que sai de Terrarrosa, província da Espanha, em busca de um lugar para construir um novo amanhã, até que chegam na terra de Porto Leste, uma ilha onde as águas quentes e frias se encontram.

O MÁGICO DI Ó

Lançado pouco depois, em abril, o livro é adaptação do musical homônimo e apresenta Dorotéia, que devido a uma enorme seca que atingiu o Nordeste, viajaram para São Paulo na companhia de Osvaldo, um cordelista que apresenta uma nova visão sobre o clássico conto do Mágico de Oz.

The Prom: A festa de formatura

Inspirado no musical e lançado junto com a adaptação da Netflix, a história fala sobre Emma e seu desejo de ir ao baile e dançar com a sua namorada assim, na frente de todos, como todos os adolescentes têm o direito de fazer. O problema é que na cidade pequena em que Emma mora, ela é a única adolescente que está “fora do armário”, e não foi nem algo intencional.

SEIS EX

A releitura do musical Six se passa em uma escola, onde o Henrique do Oitavo B era o garoto mais popular da escola e comandava os corredores como se fossem o próprio reino dele. No início de um novo ano letivo, uma de suas seis ex-namoradas descobre que ele foi transferido e resolve se reunir com as outras cinco para que elas possam, juntas, tomar a coroa que ficou repentinamente sem dono.

QUERIDO EVAN HANSEN

O musical estrelado por Ben Platt e vencedor de 6 prêmios Tony ganhou sua edição pela autoria de Val Emmich, que complementa a história que também foi adaptada para os cinemas em 2021.

Diversos musicais são adaptações de obras literárias. Alguns de grandes autores que só aumentaram seu sucesso com a versão dos palcos, outros que se destacaram após as estreias, e outros que são mais famosos por outras adaptações, mas que também merecem destaque mencionar:

HAMILTON | CORCUNDA DE NOTRE DAME | CARRIE |

101 DÁLMATAS | AS CRÔNICAS DE NÁRNIA | GYPSY |

MATILDA | ALADDIN | MARY POPPINS | LIGHTNING THIEF

E você sabia que a Broadway Meme também tem livro? A antologia Era Uma Vez na Broadway conta com histórias de diversos autores, como Luci Salutes e Mateus Ribeiro, prefácio de Zé Henrique de Paula e posfácio de Vitor Rocha. Além da arte da capa ser criação da Marina Voight, que também fez das edições de Cargas D’água e Se essa Lua Fosse Minha. Confira abaixo:

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *