Os indicados ao Tony Awards 2020 todo mundo já sabe (e se você ainda não sabe, vem cá que eu te conto), mas e aqueles que bateram na trave? Que estrearam depois do período de elegibilidade (26 de abril de 2019 – 19 de fevereiro de 2020)? Ou que NEM estrearem?
A temporada 2019-2020 na Broadway tinha tudo para ser incrível. Novos musicais estreando, revivals esperados voltando a aparecer, transferências do West End para o solo de Nova Iorque deixaram todo mundo ansioso. Mas, assim como em todos outras aspectos da nossa vida esse ano, a pandemia fez tudo ir por água abaixo.
Afinal, qual os musicais que tiveram, pelo menos, UMA apresentação esse ano e não foram indicados? Na lista abaixo a gente mostra para você:
#1 The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical
Segura que esse é gatilho para muita gente. The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical, baseado nos livros de sucesso do autor Rick Riordan, teve uma curtíssima temporada, entre 16 de outubro e 5 de janeiro de 2019 — totalmente dentro do período de elegibilidade — mas não recebeu nem uma indicação de brinde. O irônico é que foi a única produção musical com músicas originais, já que todas as outras eram jukebox (com canções já conhecidas de outros artistas).
Fun fact: no início desse ano, o Comitê Administrativo do Tony disse que algumas categorias teriam um número limitado, e menor que o usual, de indicados para “garantir o reconhecimento de um excelente trabalho…enquanto também protege a integridade do prêmio.”. Ai, ai…
#2 West Side Story
O polêmico revival da obra de Stephen Sondheim, Jerome Robbins, Leonard Bernstein e Arthur Laurents. Mesmo que sua primeira apresentação tenha sido lá atrás, ainda em dezembro de 2019, West Side Story declarou sua abertura oficial apenas para 20 de fevereiro de 2020.
Num mundo sem pandemia, estaria totalmente de acordo com o período de elegibilidade, originalmente no dia 23 de abril, porém com as mudanças do mundo ele estreou um dia mais tarde. Na atual situação, só foram considerados musicais com estreia até 19 de fevereiro. Gee, Officer Tony, krup you!
#3 Girl from the North Country
Com músicas de Bob Dylan, Girl From the North Country veio de temporadas bem sucedidas tanto no West End quanto no Off-Broadway. Ainda que considerado “profundamente lindo” pelo New York Times, Girl form the North Country também não resistiu à diminuição do período de elegibilidade.
Instalado no Belasco Theatre, suas primeiras apresentações foram em 7 de fevereiro, com a noite de estreia no dia 5 de março de 2020. Foram feitas menos de 40 apresentações antes do fechamento da cidade de Nova Iorque, e nos resta esperar para que essa maravilha volte em 2021.
#4 Caroline, or Change
O musical de Jeanine Tesori e Tony Kushner não conseguiu nem abrir. Caroline, or Change estava todo montada, os atores ensaiados, ingressos vendidos, cenário e divulgações prontos, mas a cronologia também o matou.
O revival do musical indicado a seis Tony Awards em 2004 tinha se programado para começar as previews em 13 de março, com a abertura oficial marcado só para 7 de abril. Não precisamos dizer que não deu para ouvir nem o barulhinho da trilha incrível de Caroline, or Change, né?
#5 Sing Street
Baseado no filme homônimo de 2016, Sing Street também não conseguiu nem abrir as portas. A história de Connor, que vê na música uma forma de escapar das dificuldades em casa e impressionar uma garota, tava marcada para fazer o Lyceum Theatre balançar a partir de 26 de março.
Mesmo adiado para o fim de 2021, a produção liberou o seu cast recording para o aquecer o coração dos fãs que esperavam ansiosamente ver o filme nos palcos.
#6 Six
Esse é uma tristeza pessoal. Ainda lembro dos stories da conta oficial de Six, os tweets animados e a expectativa para aquele fatídico 12 de março. Vale lembrar que, sim, o musical-hit de Londres fez apresentações em território americano.
Foram quatro semanas de apresentações com a casa cheia durante as previews que se iniciaram em 13 de fevereiro, levando toda magia do queendom para os nova-iorquinos. Porém, a data de estreia era 12 de março.
Toda pompa levantada para a estreia teve que ser tirada as pressas quando o governador da cidade declarou que a Broadway precisava ser fechada como medida preventiva à pandemia. Ficamos sem Six e, é claro, sem Tony Awards para Six.
#7 Diana: A New Musical
Assim como seu antecessor, o musical sobre a princesa Diana tinha previsão de estreia para 31 de março. A produção que começou na La Jolla Playhouse e foi levada para a Broadway não foi um sucesso de crítica na sua primeira versão, mas, como a 4ª temporada de The Crown nos provou, a princesa Diana ainda é um dos nomes mais fortes da realeza.
O musical, inclusive, vai ter um futuro diferente de seus companheiros. Foi anunciado que a versão de palco de Diana será gravada como um original da Netflix e, somente após a estreia na plataforma de streaming, terá sua estreia na Broadway.
#8 Company
Mais um revival de Stephen Sondheim que ficou com Deus nesse Tony Awards! Porém, diferente de West Side Story, Company não apenas ultrapassou o período de elegibilidade — ele nem chegou a abrir. No calendário original, as previews começaram no dia 2 de março, porém, assim como Six, os preparativos para a noite de estreia no dia 12 do mesmo mês tiveram que ser interrompidos.
O revival baseado na versão de 2018 do West End traz um elenco estrelado, além da troca de gênero em alguns papéis, com a protagonista Bobbie (Bobby, originalmente) sendo interpretada por Katrina Lenk e a neurótica Amy renomeada para Jamie na versão de Matt Doyle. Além deles, a cereja do bolo era a volta de Patti LuPone como Joanne, nos abençoando com seu “Ladies Who Lunch“.
#9 Flying Over Sunset
A equipe criativa de Flying Over Sunset por si só já é um sucesso. As músicas são de Tom Kitt, compositor de Next to Normal, letra de Michael Korie, indicado ao Tony Awards por Grey Gardens, e roteiro de James Lapine, o gênio por trás de sucessos como Falsettos, Into The Woods e Sunday in the Park with George.
Atualmente, o musical planeja estrear assim que possível em 2021. Porém, os planos iniciais eram para que a produção tivesse sua opening night em 16 de abril de 2020. Inclusive, a produção não teve nem as suas previews antes que fossem afetados pela pandemia de COVID-19.
#10 Mrs. Doubtfire
O sucesso da Sessão da Tarde ia chegar à Broadway esse ano! Com Rob McClure no papel de Mrs. Doubtfire, o musical de “Uma Babá Quase Perfeita” começou suas previews em 9 de março desse ano, visando uma estreia em 5 de abril. Infelizmente, também não aconteceu. Nós ficamos apenas com as fotos incríveis da transformação de McClure na babá da nossa infância, esperando o dia que vamos conseguir assistir à produção, que está sem nova data de estreia marcada.
Parte nosso coração ver tanta produção fechada, mas é o mais correto a fazer até estarmos todos seguros para voltar a nos encontrar em um teatro e ver a mágica acontecer nos palcos. E, olha, de uma coisa eu sei: a competição para o próximo Tony Awards vai ser boa!
Deixe um Comentário