ESPECIAL TONY AWARDS #2: Moulin Rouge!

TRUTH! BEAUTY! FREEDOM! LOVE!

Em 2001, um filme-musical dirigido por Baz Luhrmann chegou aos cinemas contando a história de amor entre um escritor e uma cortesã. Com suas músicas conhecidíssimas pelo grande público e produção de tirar o fôlego, Moulin Rouge! conquistou críticos e público, sendo indicado a 8 Oscars no mesmo ano — inclusive de Melhor Filme.

O filme foi uma grande porta de entrada para muitos fãs de teatro musical que se perguntavam “Quando será que isso vai para os palcos?”. 18 anos depois, e com grande expectativa, a versão de palco de Moulin Rouge! estreou na Broadway e, logo de cara, foi tornou um sucesso estrondoso.

Foto: Matthew Murphy

SINOPSE

Moulin Rouge! se passa em Montmartre, famoso bairro boêmio de Paris, e isso já diz muito sobre o musical. Na história, Christian é um jovem compositor que, ao se mudar para a Cidade do Amor, conhece amigos que mudam sua vida: o grande pintor Toulouse-Lautrec e Santiago, o melhor dançarino de tango de toda cidade.

Mas o que realmente coloca a vida de Christian de cabeça para baixo é sua visita ao Moulin Rouge, onde conhece aquela que viria a ser sua musa: Satine. Ela é uma cortesã e principal atração do cabaret e, ao se conhecerem, a paixão logo grita. Entretanto, o romance enfrenta obstáculos na forma do Duque de Monroth, rico patrocinador do clube, que acredita poder comprar o que quiser, incluindo o amor de Satine.

O musical traz quebras constantes da quarta-parede, com Christian constante mente se dirigindo ao público por ser, ao mesmo tempo, protagonista e narrador da história e, também, Harold Zidler, host do Moulin Rouge, está constantemente se adereçando a plateia.

A produção da Broadway é um jukebox com cerca de 70 canções de diferentes artistas, como Lady Gaga, Adele, Whitney Houston e The Rolling Stones, em 19 números musicais. Com coreografias e orquestrações de tirar o fôlego, Moulin Rouge! é mais que um musical, é um estado de espírito.

Foto: Matthew Murphy

TRAJETÓRIA

Há muito tempo se especula sobre uma versão de palco do filme de Baz Luhrmann e, inclusive, entre 2002 e 2003 havia rumores sobre uma produção desse tipo em Las Vegas, porém nunca foi para frente. Apenas 13 anos depois, em 2016, que a companhia internacional de teatro Global Creatures anunciou que estava desenvolvendo um musical de palco de Moulin Rouge com a direção de Alex Timbers.

A partir daí, foi tudo bem rápido. Entre outubro e dezembro de 2017 rolou um workshop da produção e, em julho de 2018, Moulin Rouge! estreou em Boston. O período de tryout, isto é, das apresentações “testes” fora da Broadway, impactou logo de cara toda comunidade teatral.

O elenco contava com Karen Olivo (Satine),  Aaron Tveit (Christian), Danny Burstein (Harold  Zidler), Tam Mutu (Duque de Monroth), Sahr Ngaujah (Toulouse-Lautrec), Ricky Rojas (Santiago), Robyn Hurder (Nini), Jacqueline B. Arnold (La Chocolat), Holly James (Arabia) e Jeigh Madjus (Baby Doll).

O dia 25 de julho de 2019 marcou a estreia oficial de Moulin Rouge! na Broadway, no Al Hirschfeld Theatre, com o elenco essencialmente igual do período de Boston. A peça conta com libreto de John Logan, direção de Alex Timbers, coreografia de Sonyah Tayeh, orquestração por Justin Levine, Katie Kresek, Charlie Rosen e Matt Stine e cenário desenvolvido por Derek McClane.

Foto: Matthew Murphy

ELENCO DA BROADWAY

Nessa nova fase na Broadway, o elenco de Moulin Rouge é composto por:

Aaron Tveit — Christian
Karen Olivo — Satine
Danny Burstein — Harold Zidler
Tam Mutu — Duque de Monroth
Sahr Ngaujah — Toulouse-Lautrec
Ricky Rojas — Santiago
Robyn Hurder — Nini
Jacqueline B. Arnold — La Chocolat
Holly James — Arabia
Jeigh Madjus — Baby Doll

Foto: Matthew Murphy

INDICAÇÕES AO TONY

O musical recebeu 14 indicações ao Tony Awards 2020, sendo a segunda produção mais indicada de todo o evento. As categorias que Moulin Rouge concorre são:

  • Melhor Musical
  • Melhor Libreto de Musical
  • Melhor Atriz em Musical (Karen Olivo)
  • Melhor Ator em Musical (Aaron Tveit)
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Musical (Robyn Hurder)
  • Melhor Ator Coadjuvante em Musical (Danny Burstein; Sahr Ngaujah)
  • Melhor Direção de Musical (Alex Timbers)
  • Melhor Coreografia (Sonyah Tayeh)
  • Melhor Cenário em Musical (Derek McLane)
  • Melhor Figurino em Musical (Catherine Zuber)
  • Melhor Iluminação em Musical (Justin Townsend)
  • Melhor Design de Som em Musical (Peter Hylenski)
  • Melhor Orquestração (Justin Levine, Katie Kresek, Charlie Rosen e Matt Stine)

LISTA DE MÚSICAS

O musical conta com muitos medleys, juntando diferentes canções em uma só.

Primeiro Ato
“Welcome to the Moulin Rouge! (Lady Marmalade/So Fresh, So Clean/Money (That’s What I Want)/Let’s Dance/Burning Down The House/Because We Can (Fatboy Slim))
“Bohemian Ideas (The Sound of Music/I Don’t Want To Wait/Every Breath You Take/Never Gonna Give You Up)
“Truth, Beauty, Freedom, Love (Royals/Children of the Revolution/We Are Young)
“The Sparkling Diamond (Diamonds Are Forever/Diamonds Are a Girl’s Best Friend†/Material Girl†/Single Ladies (Put a Ring on It)/Diamonds)
“Shut Up and Raise Your Glass (Shut Up And Dance/Raise Your Glass/I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me))
“Firework”
“Your Song”
“So Exciting! (The Pitch Song)”
“Sympathy For The Duke (Sympathy For The Devil/You Can’t Always Get What You Want/Gimme Shelter)
“Nature Boy”
“Elephant Love Medley (All You Need is Love/Love is Just a Game/I Was Made for Loving You/Just One Night†/Pride (In the Name of Love)/Can’t Help Falling In Love/Don’t You Want Me/Don’t Speak/I Love You Always Forever/It Ain’t Me Babe/Love Hurts/Love is a Battlefield/Play the Game/Such Great Heights/Torn/Take On Me/Fidelity/What’s Love Got To Do with It/Everlasting Love/Up Where We Belong/Heroes†/Your Song/I Will Always Love You)

Segundo Ato
“Backstage Romance (Bad Romance/Tainted Love/Seven Nation Army/Toxic/Sweet Dreams (Are Made of This))
“Come What May”
“Only Girl In A Material World (Only Girl (In the World)/Diamonds Are a Girl’s Best Friend/Material Girl)
“Chandelier”
“El Tango de Roxanne”
“Crazy Rolling (Crazy/Rolling in the Deep)
“Your Song (Reprise) (Come What May/Your Song/Heroes)
“Come What May (Reprise)”
“More More More! (Lady Marmalade/Hey Ya!/Because We Can (Fatboy Slim)/Minnie the Moocher/Bad Romance/What’s Love Got to Do with It/Don’t You Want Me/Crazy/Galop Infernal)”

Foto: Divulgação

CURIOSIDADES

  • O álbum de Moulin Rouge! The Musical foi indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical em 2019
  • Além disso, o cast recording também alcançou a posição #115 da Billboard 200, ranking dos 200 álbuns e EPs mais populares nos Estados Unidos.
  • Muitas canções que não estavam no filme, como “Firework”, “Chandelier” e o medley “Shut Up and Your Raise Your Glass”, foram adicionadas na versão da Broadway como forma de atualizar a produção para os dias atuais.
  • No Drama Desk Awards de 2020, a produção o musical foi indicado nas categorias Melhor Coreografia, Melhor Cenário de Musical, Melhor Figurino de Musical, Melhor Iluminação de Musical e Melhor Design de Som de Musical — e ganhou todos.

Dan Moura

Olá, meu nome é Daniel Moura, mas todo mundo me chama de Dan. Tenho 32 anos, e 10 anos atrás eu criei a Broadway Meme com o intuito de espalhar a palavra do teatro musical no Brasil.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *