ESPECIAL TONY AWARDS #3: Tina, The Tina Turner Musical

YOU’RE SIMPLY THE BEST!

Se você já ouviu esse verso por aí ou ouviu “River Deep, Mountain High” (aquele que a Santana e Mercedes cantaram em Glee) ou “What’s Love Got To Do With It” você já está familiarizado com as músicas que dão vida a Tina: The Tina Turner Musical!

O musical jukebox sobre a vida de Tina Turner, uma das rainhas do rock ‘n roll, e com as músicas dela, chegou a Broadway em novembro de 2019 e conquistou o amor da crítica e do público.

Foto: Sara Krulwich/The New York Times

SINOPSE

Tina traz para os palcos a vida de Tina Turner, desde seu início como Anna Mae na humilde na pequena cidade de Nutbush, no Tenesse, até sua coroação como uma estrela do rock com os hits “What’s Love Got To Do With It,” “Proud Mary,” “Private Dancer” and “River Deep.”

No musical, o público acompanha Tina e suas dificuldades com uma mãe que tem dificuldade em demosntrar carinho pela filha, seu encontro com Ike Turner, quem se tornaria seu marido e companheiro no duo Ike & Tina Turner, os abusos sofridos e a volta por cima nos anos 1980.

Tina foi uma das artistas mais vendidas de todos os tempos, ganhando 12 prêmios Grammy, com shows lotados ao redor do mundo, vendendo mais ingressos que qualquer outro performer solo na história, e se tornando um ícone da música. Esse é o segundo musical baseado na vida da cantora que usa as músicas dela para contar a história, vindo depois da produção britânica Soul Sister, que estreiou em 2012.

Foto: Manuel Harlan

TRAJETÓRIA

O musical começou a criar forma ainda em dezembro de 2016, com workshops desenvolvidos pela Stage Entertainment. A equipe criativa se manteve desde aquela época, com Katori Hall, Frank Ketelaar e Kees Prins como roteiristas, direção de Phyllida Lloyd, coreografias de Anthony Van Laast e direção musical de Nicholas Skilbeack.

A primeira grande estreia foi em 17 de abril de 2018, no palco londrino do Aldwych Theatre, no West End. O elenco trazia Adrienne Warren (Tina Turner), Kobna Holdbrook-Smith (Ike Turner), Maddeline Applah (Zelma Bullock), Gerard McCarthy (Erwin Bach), Lorna Gayle (Gran Georgeanna) e grande elenco.

Seguindo o sucesso, a versão londrina de Tina foi indicada a três Laurence Olivier Awards, a maior honraria do teatro britânico: Melhor Musical, Melhor Atriz em Musical e Melhor Ator em Musical. Destes, só quem levou o prêmio foi Kobna, por sua performance como Ike.

Ainda no final de 2018, foi anunciado que o musical faria transferência para Broadway e, dessa forma, abriu oficialmente dia 7 de novembro de 2019. A casa nova-iorquina de Tina é o Lunt-Fontanne Theatre e o elenco sofreu muitas mudanças. Na realidade, a única pessoa do elenco de Londres que se manteve no elenco da Broadway foi Adrienne Warren.

Foto: Joseph Marzullo/WENN

ELENCO DA BROADWAY

Nessa nova fase estadunidense, o elenco de Tina é composto por:

Adrienne Warren — Tina Turner
Daniel J. Watts – Ike Turner
Dawnn Lewis – Zelma Bullock
Ross Lekites – Erwin Bach
Charlie Franklin – Roger Davies
Myra Lucretia Taylor – Gran Georgeanna

Foto: The Knockturnal

INDICAÇÕES AO TONY

O musical recebeu 12 indicações ao Tony Awards 2020, sendo a terceira produção mais indicada de todo o evento. As categorias que Tina está concorrendo são:

  • Melhor Musical
  • Melhor Libreto de Musical
  • Melhor Atriz em Musical (Adrienne Warren)
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Musical (Myra Lucretia Taylor)
  • Melhor Ator Coadjuvante em Musical (Daniel J. Watts)
  • Melhor Direção de Musical (Phyllida Lloyd)
  • Melhor Coreografia (Anthony Van Laast)
  • Melhor Cenário em Musical (Mark Thompson e Jeff Sugg)
  • Melhor Figurino em Musical (Mark Thompson)
  • Melhor Iluminação em Musical (Bruno Poet)
  • Melhor Design de Som em Musical (Nevin Steinberg)
  • Melhor Orquestração (Ethan Popp)
Foto: Marc J. Franklin

LISTA DE MÚSICAS

Primeiro Ato
“Nutbush City Limits”
“Don’t Turn Around”
“Shake a Tail Feather”
“The Hunter”
“Matchbox”
“It’s Gonna Work Out Fine”
“A Fool in Love”
“Let’s Stay Together”
“Better Be Good to Me”
“I Want to Take You Higher”
“River Deep Mountain High”
“Be Tender with Me Baby”
“Proud Mary”
“I Don’t Wanna Fight”

Segundo Ato
“Private Dancer”
“Disco Inferno”
“Open Arms”
“I Can’t Stand the Rain”
“Tonight”
“What’s Love Got to Do with It?”
“We Don’t Need Another Hero (Thunderdome)”
“The Best”
“Nutbush City Limits (Reprise)”
“Proud Mary (Reprise)”

Foto: Divulgação

CURIOSIDADES

  • A própria Tina Turner apareceu, de surpresa, na opening night do musical na Broadway e fez um discurso que emocionou tanto a plateia quanto o elenco e equipe da peça. Tina disse: “Esse musical é minha vida, mas é como o veneno que se tornou o remédio. Eu nunca serei tão feliz quanto agora
  • Adrienne Warren ganhou o Drama Desk Awards 2020 de Melhor Atriz em Musical por seu papel no musical e a produção também levou o prêmio de Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Kobna Holdbrook-Smith, da versão londrina do musical, ganhou o Laurence Olivier Awards de Melhor Ator em Musical
  • As músicas de Turner na Broadway não se limitam apenas a seu musical biográfico. Um de seus maiores hits, “What’s Love Got To Do With It”, também está na soundtrack do musical Moulin Rouge!, sendo parte do medley em “Elephant Love Medley”

Dan Moura

Olá, meu nome é Daniel Moura, mas todo mundo me chama de Dan. Tenho 32 anos, e 10 anos atrás eu criei a Broadway Meme com o intuito de espalhar a palavra do teatro musical no Brasil.

Post navigation

1 Comment

  • Uma das rainhas não. A Rainha do rock. Palavras de Janis Joplin fã de carteirinha ainda nos anos 60 quando ninguém a conhecia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *