Por Nicholas Duarte
É inegável que Lin-Manuel Miranda tem ganhado cada vez mais destaque. Seja participando de séries e filmes ou escrevendo canções para diversos longas metragens musicais, sua identidade tem se tornado cada vez mais notável. E com A Jornada de Vivo não é diferente.
Produzido pela Sony Pictures Animation e disponível na Netflix, a animação musical conta a história do personagem Vivo, um jupará que tenta a todo custo realizar o desejo do seu dono de mostrar sua última canção para o amor de sua vida.
É como se Viva – A Vida é uma Festa se encontrasse com Luca para cantar In The Heights. Passando pelas ruas de Cuba aos pântanos da Flórida e ao brilho das noites em Miami, com cenários coloridos e brilhantes que se dividem entre o natural de dia e o excesso de neon em cenas à noite, se torna um personagem à parte sendo impressionante.
Por ser um filme voltado ao público infantil, a produção parece um pouco perdida na narrativa, quando cria situações que parecem se aprofundar, porém, são resolvidas de forma simples ou rasas demais. Por exemplo, as colegas da personagem Gabi, apresentadas como possíveis vilãs, mas após algumas cenas ficam aleatórias na história.
Nesse caso, as canções entram para dar um rumo a história. Apresentando personagem e seus conflitos, somos presenteados com uma variedade de estilos musicais. Algo já esperado nos trabalhos do Lin, mas que aqui são utilizadas exclusivamente por personagens, seja o Vivo com batidas latinas, Gabi com Pop e assim com todas as canções.
Vale destacar que a dublagem, tanto no original quanto brasileira, tem seus méritos. Enquanto em inglês temos o próprio Lin como personagem título, a personagem Marta é dublada por Gloria Estefan, com direito a solo no final. E por aqui temos mais uma versão de Mariana Elisabetsky, responsável pela maioria das adaptações musicais dos últimos anos, com o elenco integrado por Rodrigo Miallaret, Andrezza Massei, Tiago Abravanel, Leticia Soares que já tem seus nomes nos musicais brasileiros.
Com a mensagem de que para o amor não existe tempo nem barreiras, A Jornada de Vivo é um filme para toda a família.
A Jornada de Vivo já disponível na Netflix.
Deixe um Comentário