Teatro musical em 2022: saiba o que está vindo por aí

Na ordem: ‘Cinderella’, ‘Cangaceiras’, ‘Beetlejuice’, ‘A Familia Addams’ e ‘O Mágico di Ó’
 
A cena de teatro musical no Brasil está prometendo vir recheada para 2022! Depois da parada total em 2020 e o retorno progressivo em 2021, muitas produções já foram anunciadas para o ano que vem. Tem novas temporadas de musicais que já estavam em cartaz, produções originais nacionais, revivals de sucessos antigos e até produções inéditas.
 
Se liga na lista que a Broadway Meme separou e já anota no seu caderninho quais você quer ver!
 
 
JANEIRO
  • Copacabana Palace – O Musical 
O espetáculo conta a história do hotel Copacabana Palace desde a sua idealização, passando por momentos marcantes que se confundem com a própria história da cidade do Rio de Janeiro. De forma não cronológica, a narrativa parte de um olhar feminino: as memórias de Mariazinha Guinle, esposa de Otavio Guinle, responsável pela idealização e contrução do hotel.
Local: Teatro Copacabana Palace – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 291, Copacabana – Rio de Janeiro, RJ
Data: 05 de janeiro até 06 de fevereiro (não haverá sessão no dia 08/01)
Ingressos: Sympla
  • A Cor Púrpura 
A nova temporada carioca de A Cor Púrpura já está anunciada desde setembro e é uma das primeiras estreias no Rio de Janeiro em 2022. O espetáculo apresenta a trajetória e luta de Celie (Letícia Soares) contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra na primeira metade do século XX no sul do Estado Unidos.
Local: Teatro Riachuelo – Rua do Passeio , 40, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Data: 07 de janeiro até 20 de fevereiro
Ingressos: Sympla
  • Jacksons do Pandeiro 
Reconhecida por seu trabalho baseado em teatro e música, a Barca dos Corações Partidos homenageia Jackson do Pandeiro (1919-1982), cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano que recebeu a alcunha de ‘Rei do Ritmo’ por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros brasileiríssimos, como samba, forró, coco, baião e frevo.
Local: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ
Data: 07 a 30 de janeiro
Ingressos: Sympla
  • Assassinato para Dois
Com direção de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia, a montagem brasileira de Assassinato para Dois traz Thiago Perticarrari como o policial que investiga um assassinato e Marcel Octavio, ao seu lado, assume o papel de todos os suspeitos deste crime. nco de 20 atores.
Local: Teatro das Artes – Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, loja 409, Pinheiros – São Paulo,SP
Data: 11 de janeiro até 23 de fevereiro
Ingressos: Sympla
 
 
 
Assassinato para Dois. Foto: Reprodução
 
  • Cinderella 
Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, é a vez da Cinderella de Fabi Bang perder os sapatinhos nas escadarias do Rio de Janeiro. O espetáculo retorna em grande estilo, trazendo nomes como André Loddi (Príncipe Topher), Gottsha (Madrasta), Helga Nemetik (Fada Madrinha), Diego Montez (Jean Michel), em um elenco de 20 atores.
Local: Teatro Multiplan – Av. das Américas, 3900, piso SS1, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ
Data: 13 de janeiro até 20 de fevereiro
Ingressos: Sympla
  • Chicago
As assassinas mais conhecidos do teatro musical estão de volta ao Brasil, depois de 18 anos. A nova montagem traz Emanuelle Araújo como Velma Kelly, Carol Costa como Roxie Hart e o único brasileiro a vencer o prêmio Tony, Paulo Szot, como Billy Flynn.
Local: Teatro Santander – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi – São Paulo, SP
Data: 20 de janeiro até 29 de maio
Ingressos: Sympla
  • Naked Boys Singing
Depois da uma curta temporada esgotadíssima no Teatro Sérgio Cardoso em 2021, Naked Boy Singing volta para mais uma temporada em São Paulo, dessa vez no Teatro Nair Bello. O musical é dividido por 15 atos musicados, que abordam temas distintos relacionados ao corpo masculino, do cômico nonsense ao drama.
Local: Teatro Nair Bello – Rua Frei Caneca, 569 – 3º Piso, Shopping Frei Caneca, Consolação – São Paulo, SP
Data: 21 de janeiro até 20 de fevereiro
Ingressos: Sympla
  • Festival Arte é Progresso (Cargas D’Agua/Se Essa Lua Fosse Minha/O Mágico di Ó/Bom Dia Sem Companhia)
Vitor Rocha está trazendo de volta todos seus musicais originais para a mostra de teatro musical brasileiro Arte é Progresso. Será a primeira vez que os quatro espetáculo Cargas D’água, Se Essa Lua Fosse Minha, Mágico di Ó e Bom Dia Sem Companhia estarão em cartaz ao mesmo tempo. Cada musical vai acontecer em um dia da semana, sempre de quinta a domingo.
Local: Teatro Viradalata – Rua Apinajés, 1387, Perdizes – São Paulo, SP
Data: 27 de janeiro até 20 de fevereiro
Ingressos: Cargas D’Agua (quinta), Se Essa Lua Fosse Minha (sexta), O Mágico di Ó (sábado), Bom Dia Sem Companhia (domingo)
 
  • Borogodá! Ao Som de Reginaldo Rossi
A produtora pernambucana Nível 241 lança o musical Borogodá!, inspirado nas canções do patrono e Rei do Brego, Reginaldo Rossi. O roteiro da peça é próprio, reúne 18 artistas pernambucanos no espetáculo de 2 horas com 30 composições de um dos maiores símbolos da cultura pernambucana.
Local: Teatro Santa Isabel – Praça da República, 233, Santo Antônio – Recife, PE
Data: Estreia 27 de janeiro
 
 
 
 
Poster de Sweeney Todd na Broadway. Foto: Reprodução
 
MARÇO
  • As Cangaceiras Guerreiras do Sertão
Inspirado em depoimentos de mulheres envolvidas no Cangaço, o espetáculo musical exalta a força da mulher nordestina. A produção conta a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão que encontravam no próprio cangaço.
Local: Teatro Riachuelo – Rua do Passeio , 40, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Data: 10 a 20 de março
Ingressos: Sympla
  • 13 – O Musical
Com elenco e banda formado totalmente por adolescente, 13 – O Musical faz sua estreia no Brasil em 2022. Na história, com músicas e letras de Jason Robert Brown, roteiro de Dan Elish e Robert Horn, Evan Goldman é um jovem que precisa lidar com problemas de um adolescente: fazer amigos numa cidade nova, estar em um colégio diferente, preparar seu Bar Mitzvá e lidar com o divórcio dos pais.
Local: Teatro Arthur Rubinstein – Cube Hebraica – R. Hungria, 1000, Pinheiros – São Paulo, SP
Data: Estreia 26 de março
Saiba mais aqui
  • Sweeney Todd
Pela primeira vez no Brasil, o barbeiro demoníaco da rua Fleet vai atender por aqui! Estrelado por Rodrigo Lombardi (Sweeney), Andrezza Massei (Dona Lovett) e Mateus Ribeiro (Tobias), o espetáculo de Stephen Sondheim ganha adaptação dirigida por Zé Henrique de Paula
Local: 033 Rooftop – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi – São Paulo,SP
Saiba mais aqui
  • A Família Addams
Depois de um estrondoso sucesso em 2012, é hora da família Addams arrepiar São Paulo outra vez. De acordo com o Estadão, Marisa Orth será Morticia Addams, papel que fez 10 anos atrás quando a montagem aconteceu no então Teatro Abril (hoje, Teatro Renault)
Local: Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Republica – São Paulo, SP
Saiba mais aqui
 
JULHO
  • West Side Story
Inicialmente previsto para estrear em 2020, o aguardado revival de West Side Story com Giulia Nadruz e Beto Sargentelli deve estrear em São Paulo em 2022. A produção, de Claudio Botelho e Charles Moeller, traz a história de amor entre Tony e Maria mais uma vez para o público brasileiro em curta temporada, com apenas 25 apresentações.
Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 161, Barra Funda – São Paulo, SP
 

SEM DATA CONFIRMADA

  • Clara Nunes – A tal Guerreira
Com encenação de Jorge Farjalla e sob a direção musical do produtor Alexandre Kassin, Vanessa da Mata entrará em cena como Clara Nunes no musical previsto para 2022, ano do 80º aniversário de Clara Nunes. A notícia foi confirmada pela própria Vanessa em agosto, mais detalhes ainda serão divulgados.
  • Marrom – O Musical 
Miguel Falabella escreveu o roteiro e vai dirigir um novo musical sobre a cantora Alcione. O projeto vai contar, antes, com um curso preparatório de Teatro Musical e uma oficina de produção em São Luís, no Maranhão, cidade de nascença da cantora. Mais detalhes sobre o espetáculo ainda serão divulgados, mas espera-se que ele estreie no Maranhão e depois passe por São Paulo e Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.
  • Tarsila – A Brasileira
Cláudia Raia irá interpretar Tarsila do Amaral em um novo musical sobre a pintora, usando suas obras como parte da narrativa, comemorando os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Jarbas Homem de Mello deve interpretar Oswald de Andrade, esposo da artista entre 1926 e 1929.
  • Once
Once, baseado no filme de mesmo nome de 2007, foi um sucesso na Broadway em 2012, levando oito Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical. Na história, um músico de rua conhece uma jovem tcheca e, enquanto se aproximam e reconhecem o talento um do outro, passam a se ajudar e fazer seus sonhos se realizarem em Dublin, na Irlanda. A versão brasileira será dirigida por Zé Henrique de Paula.
  • Kiss Me, Kate – O Beijo da Megera
Segundo o Observatório do Teatro, o musical, que já fez uma temporada no Brasil em 2015, retorna aos palcos em 2022. Dessa vez, Daniel Boaventura será Fred Graham e Alesssandra Verney reprisa o papel de Lili Vanessi. É esperado que a estreia seja no segundo semestre de 2022 no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.
 
 
 
Beetlejuice na Broadway. Foto: Reprodução
 
  • Jovem Frankestein
As primeiras notícias sobre uma montagem profissional de Jovem Frankestein saíram ainda em 2019, mas com a pandemia o musical ficou estagnado em 2021. Em setembro deste ano, foi confirmado que Marcelo Serrado iria estrelar a produção de Moeller e Botelho. Além dele, Maria Clara Gueiros, Totia Meireles e Fernando Caruso foram anunciados na produção. A estreia estava prevista para dezembro de 2021, mas não aconteceu.
  •  Anything Goes
As audições para estar no S.S. American em 2022 rolaram a todo vapor em dezembro e Anything Goes estreia em São Paulo no ano que vem. Ainda não há informações sobre elenco, teatro ou datas.
  • Beetlejuice
O fantasma que arrastou multidões para o Winter Garden Theatre na Broadway desde sua estreia em 2019 vai ter trabalho duplo em 2022: além de um retorno à Broadway depois do fechamento precoce na pandemia, o espetáculo vai estrear no Brasil também. Tadeu Aguiar será o diretor da produção que deve contar com Kiara Sasso e Alexandre Nero, como reportado pelo Observatório do Teatro. Ainda não há mais informações.
  • Pequena Sereia
E quem deve voltar também a nadar nas águas brasileiras é a Ariel. A Pequena Sereia foi apontada como uma produção que pode voltar ao Teatro Santander ainda em 2022 no Teatro Santander. A informação é do Observatório do Teatro.
 
É claro que esta é uma lista de tudo que já foi confirmado ou que deu indícios de retorno, mas tem vários projetos que ainda vão surgir durante o ano e nós vamos cobrir tudo pra você aqui na Broadway Meme! Fique ligado nas nossas redes sociais e no nosso site porque vem muita coisa boa por aí em 2022!

Dan Moura

Olá, meu nome é Daniel Moura, mas todo mundo me chama de Dan. Tenho 32 anos, e 10 anos atrás eu criei a Broadway Meme com o intuito de espalhar a palavra do teatro musical no Brasil.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *