“Legalmente Loira” visto superficialmente é mais uma comédia sobre uma loira padrão que é rejeitada pelo namorado e dá a volta por cima, mas quem conhece a história percebe que é muito além.
Elle Woods não parece o exemplo mais adequado do feminismo e empoderamento que tanto vemos na sociedade, ela é rica, totalmente padrão e tem uma vida repleta de privilégios, mas quando a conhecemos melhor, vemos o quanto suas questões são complexas e o tanto de barreiras que teve de vencer. A maior batalha de Elle Woods é exatamente quebrar essa imagem que absolutamente todas as pessoas tem dela, loira, burra e superficial.
Chegar em Harvard para muitos já é motivo de muito espanto, a descrença de seu ex-namorado ao vê-la ali já é sinal do que ela vai enfrentar. Elle enfrenta o preconceito, a descrença, e principalmente, o machismo, todos os dias na faculdade. Ela tem que provar o tempo inteiro que não é só uma mulher bonita e padrão, que é sim inteligente, e principalmente, que é tão capaz de estar ali quanto qualquer um.
No decorrer da história, Elle Woods vence todos os obstáculos que aparecem no seu caminho e cala a boca de muita gente que não via muito futuro nessa empreitada. Talvez a primeira intenção de Elle nem fosse essa, ela não queria de fato se tornar uma grande advogada, só queria estar perto de seu ex-namorado, mas ao chegar ali e se deparar com todos os olhares desconfiados e a certeza que seu lugar não era ali, isso se torna combustível e a nossa protagonista mostra que todos que a receberam com desconfiança, estavam completamente errados em relação ao seu potencial.
Elle segue seu caminho e faz questão de levar outras mulheres junto com ela. Paulette é uma manicure com baixa autoestima que conhece o empoderamento através da amizade com a protagonista. Quando é deixada por um namorado tóxico que ainda fica com seu cachorro, Paulette acredita em todas as inverdades que ele diz e vê sua autoestima no chão. Elle não só resgata a autoestima da amiga a trazendo de volta para a realidade, como resgata seu cachorro de volta mostrando que estuda para ser advogada para combater as injustiças. A interferência de Elle fez tanta diferença que Paulette toma coragem e inicia um novo relacionamento com alguém que realmente a valoriza.
Até a rivalidade com a Vivian, atual noiva de seu ex, conforme a história se desenrola, se mostra uma relação de parceria. Vivian é uma daquelas rivais que faz questão de humilhar e infernizar a vida da mocinha durante toda a história conquistando o ódio de quem assiste. Só que, como toda mulher, Vivian também tem suas inseguranças e suas questões, Elle enxerga e humaniza essa vilã.
“Legalmente Loira” é uma comédia maravilhosa, sucesso nos cinemas e nos palcos, mas a jornada dessa protagonista icônica traz muito mais profundidade e importância do que simplesmente uma mocinha que conquista seu final feliz.
Texto: Tamiris Pires
Revisão: Jackson Guilherme
Deixe um Comentário