Do papel aos palcos: A arte multifacetada de Tauã Delmiro

Tauã Delmiro talvez seja um dos artistas mais profícuos da atualidade. Ele escreve, dirige, compõe, produz, atua em vários projetos, muitas vezes de forma simultânea. Atualmente o artista está à frente da trilogia da bagaceira, que consiste em três espetáculos As Metades da Laranja, um musical com as músicas de Fábio Jr, Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, um musical com as músicas do Kid Abelha e mais um espetáculo que ainda não foi divulgado, ambos estavam em cartaz ao mesmo tempo no Rio de Janeiro. Tauã ainda dirige e escreve República Lee, um musical com as músicas de Rita Lee produzido pela In Cena, que ainda está na fase de audições.

O que mais chama a atenção no texto de Tauã é a criatividade, ele sempre nos traz aquela sensação de “como alguém conseguiu pensar nisso?” e dá certo, por incrível que pareça. O bom humor, a ironia e o sarcasmo sempre são empregados de uma maneira muito engenhosa. Tauã não tem medo de ser clichê e abusa dos trocadilhos, ou seja, com músicas tão conhecidas do grande público, o texto tinha tudo para dar errado, mas a forma que ele conduz o espectador torna tudo leve, divertido e surpreendente, principalmente porque, eles não se levam a sério.

A parceria com outros grandes talentos como Analu Pimenta, Tony Lucchesi e Victor Maia, artistas experientes, com muito repertório e jogo de cintura, eleva ainda mais a qualidade dos espetáculos. O jogo de cena entre eles é ágil, divertido, dinâmico e a química transborda no palco.

Quem acompanha Tauã nas redes percebe o artista inquieto, criativo e curioso que ele é. Sempre está estudando, buscando produzir, escrever, constantemente tira sarro de si mesmo, de seus processos, da falta de recursos para pôr em prática suas ideias, tudo com muita ironia e bom humor por meio de paródias e vídeos muito bem produzidos e repletos de efeitos especiais.

Tauã entrou para a seleta lista Forbes Under 30 como um dos jovens que mais impactaram as artes dramáticas em 2021 e também coleciona prêmios, com As Metades da Laranja ganhou o Prêmio do Humor nas categorias “Melhor Direção” e “Melhor Espetáculo”, além de ter sido indicado ao Prêmio APTR na categoria “Melhor Autor” e “Melhor Ator em Teatro Musical” no Prêmio Cesgranrio. Isso sem contar outros espetáculos que escreveu e dirigiu que também foram premiados dezenas de vezes. O artista também chama atenção no palco em grandes produções, suas últimas performances como Otho em Beetlejuice” e Plankton em Bob Esponja foram muito elogiadas. 

Tauã Delmiro é um artista que vale a pena acompanhar, não só porque constantemente está envolvido em novos projetos, mas principalmente, porque ele nunca para de nos surpreender e sempre de uma forma positiva.

Texto: Tamiris Pires
Edição: Jackson Guilherme

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *