Versão musical de “A Hora da Estrela”, aclamada obra de Clarice Lispector, estreiou ontem (5) no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
“A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” é estrelado por Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel. A peça narra a saga de Macabéa, imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia.
Macabéa é vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo. Ela se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.
Na obra literária, tal história é contada por um escritor que vê a mulher na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Mas para esta nova versão teatral, a figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin alterna entre a Macabéa e a Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.
As músicas pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e o interior de cada personagem. Ao longo da montagem, as canções servem ainda para detalhar algum acontecimento e também para tirar as personagens do sofrido estágio em que se encontram, trazendo alguma fantasia para existências tão opacas.
A adaptação e direção fica por conta de André Paes Leme, com canções originais de Chico César e direção musical de Marcelo Caldi. A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Agência, responsável por espetáculos como ‘Elza’ e ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’.
SERVIÇO
A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa
Local: CCBB Rio de Janeiro (R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro)
Datas: Até 10 de maio (não haverá sessões nos dias 27, 28 e 29 de março)
Horários: Quintas e sextas às 20h, Sábados e domingos às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) direto na bilheteria do CCBB ou pelo site da Eventim
Deixe um Comentário