Musical baseado em “A Hora da Estrela” estreia no CCBB Rio

Versão musical de “A Hora da Estrela”, aclamada obra de Clarice Lispector, estreiou ontem (5) no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

“A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” é estrelado por Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel. A peça narra a saga de Macabéa, imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia.

Macabéa é vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo. Ela se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.

Na obra literária, tal história é contada por um escritor que vê a mulher na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Mas para esta nova versão teatral, a figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin alterna entre a Macabéa e a Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.

As músicas pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e o interior de cada personagem. Ao longo da montagem, as canções servem ainda para detalhar algum acontecimento e também para tirar as personagens do sofrido estágio em que se encontram, trazendo alguma fantasia para existências tão opacas.

A adaptação e direção fica por conta de André Paes Leme, com canções originais de Chico César e direção musical de Marcelo Caldi. A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Agência, responsável por espetáculos como ‘Elza’ e ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’.

SERVIÇO
A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa
Local: CCBB Rio de Janeiro (R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro)
Datas: Até 10 de maio (não haverá sessões nos dias 27, 28 e 29 de março)
Horários: Quintas e sextas às 20h, Sábados e domingos às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) direto na bilheteria do CCBB ou pelo site da Eventim

Dan Moura

Olá, meu nome é Daniel Moura, mas todo mundo me chama de Dan. Tenho 32 anos, e 10 anos atrás eu criei a Broadway Meme com o intuito de espalhar a palavra do teatro musical no Brasil.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *