Você está prestes a conhecer um musical histórico, em todos os sentidos da palavra. “Dom Pedro I — Bastidores de um Musical” é uma investida que pode ser considerada inédita no que diz respeito ao teatro musical brasileiro. A produção é um musical autoral e nacional, idealizado inteiramente para o formato de podcast.
Esse conceito tem um grande potencial para contribuir com a democratização de acesso à arte e acessibilidade ao teatro. A magia dos musicais, que é comumente uma experiência limitada a certas cidades e certos locais de difícil acesso para quem não tem as condições monetárias, está presente nesse podcast de uma forma totalmente gratuita e acessível para o Brasil (e o mundo) todo.
O próprio título já ajuda com um pontapé a contar a narrativa, roteirizada e dirigida por Glauver Souza. As expectativas que rodeiam um musical que trata de uma figura histórica, ainda mais após o fenômeno cultural que foi “Hamilton”, são muitas. Mas a história construída pelo podcast vai além, sendo não um musical sobre Dom Pedro I em si, mas um musical sobre um musical.
A metalinguagem é um ponto forte desta produção que resgata mistérios dignos de um filme noir ou de radionovelas — sendo estas a maior inspiração por trás da produção. O plano de fundo são os bastidores de um musical sobre Dom Pedro I e as intrigas por trás das cortinas.
O sumiço do grande protagonista do espetáculo, Reginaldo Valêncio, um conhecido galã de novelas que foi convidado a dar vida ao papel do antigo imperador, é o acontecimento que rege a história através de seus quatro episódios.
A ideia surgiu de Rafael Nogueira, criador do Musical Cast, que também assume a responsabilidade de produção, edição e finalização do projeto. Ele resgatou uma antiga brincadeira de primeiro de abril das suas redes sociais, que fantasiou sobre um musical sobre Dom Pedro I em um estilo “Hamilton” e acabou sendo noticiado por vários portais como se fosse verdade. Em um momento de pandemia, ele decidiu expandir sobre esse conceito, trabalhando remotamente em conjunto com seus amigos e colegas que também são profissionais do teatro musical.
E dentre estes, estão Wladimir Pinheiro e Cássia Raquel, que dão voz e música ao projeto. Além de integrarem o elenco como os personagens Felipe Rômulo e Suzane Lins, ambos dividiram a árdua tarefa de crias letras e músicas para trazer a história à vida. Os quatro episódios de “Dom Pedro I — Bastidores de um Musical” apresentam mais de vinte músicas originais, compostas inteiramente pelos dois artistas, contando também com direção musical de Wladimir e arranjos de Cássia.
Além deles, o elenco também conta com Rodrigo Naice, Marino Rocha, Ana Nehan, Larissa Carneiro, Carol Berres, Jessé Bueno, Lucas Cândido e André Luiz Odin. Alexandre Furtado é o responsável pela criação visual.
O podcast musical estreia nesta sexta, dia 13 de agosto de 2021, e estará disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais. O projeto também conta com um álbum que será apresentado no dia 21 de agosto, após a exibição do último episódio. Para mais informações, você pode consultar o LinkTree ou o Instagram do projeto.
Que lindo!
Obrigado.
Muito ansioso pra ver o resultado! Sucesso!