A Obra mais valiosa de Leonardo Da Vinci vai virar musical em 2022.
A Obra mais valiosa de Leonardo Da Vinci vai virar musical em 2022.
A representação icônica de Leonardo Da Vinci mostrando Jesus com os olhos fixados no observador, segurando um globo simbolizando o universo está prestes a ganhar os palcos da Broadway em 2022 em forma de musical. Estamos de “Salvator Mundi! The Musical”.
Anunciado pela Caiola Productions, ganhadora do prêmio Tony, contará a historia da descoberta do quadro mais valioso de Leonardo Da Vinci e sua trajetória cheia de teorias da conspiração e alegações de falsificação. A obra hoje é avaliada em 450 milhões de libras, o dobro da Monalisa, a obra mais reconhecida de Da Vinci.
Entenda a História:
Salvator Mundi é uma pequena tela de 66 centímetros e foi encomendado por Luiz XII na França em 1500. A obra ficou desaparecida por quase meio século, e depois de ser danificada e coberta por uma tinta escura muitos a confundiram com uma reprodução feita por um artista menos reconhecido.
Em 2005 a obra foi encontrada e vendida em um leilão por 10 mil dólares apenas, atribuída o status de “Autor Desconhecido”. No ano seguinte a tecnologia infravermelha revelou retrabalhos anteriores da mão de Jesus, sinalizando que a pintura havia sido feita provavelmente pelo próprio Da Vinci.
“Salvator Mundi” foi oficialmente estudado e classificado como obra original de Leonardo Da Vinci em 2005, após esboços da obra, assinados por Leonardo, serem achados em Anchiano, na Italia. Atualmente “Salvator Mundi”, a obra perdida, é considerada a mais brilhante obra do pintor italiano.
Adaptação para os Palcos:
A Autora do musical acredita que a obra de Leonardo Da Vinci tem todos os aspectos relevantes e interessante para gerar uma grande obra épica nos palcos.
“Há um aspecto épico que na minha opinião combina muito bem com os musicais. O alcance dessa história é quase shakespeariano e operístico”
A história do espetáculo pretende levantar os seguintes questionamentos, “Do que é feita a arte, o que dá valor a uma obra?”.
Algumas adaptações anteriores de outras obras artísticas:
Salvator Mundi! The Musical, não será o primeiro a abordar as artes plásticas no teatro musical, em 1993, no West End de Londres o musical “Leonardo the Musical: A Portrait of Love” que abordava a criação da Monalisa foi um grande fiasco, ficando apenas dois meses em cartaz.
Na Broadway as artes plásticas e visuais tiveram um futuro mais promissor em 1984, a obra mais famosa do pontilhista Georges Seurat, “Uma tarde de domingo na ilha de La Grande Jatte” foi adaptado por ninguém menos que Stephen Sondheim e virou uma obra prima chamada “Sunday in the Park with George”, vencedor de vários prêmios e consagrado nos dias atuais.
O Mais recente caso foi musical “Starry” sobre Vincent Van Gogh e suas cartas ao seu irmão Theo, feitos em com uma pegada mais Pop-Rock, o espetáculo agradou o público, tendo apresentações em Los Angeles e Nova York.
Deixe um Comentário