Musical do “Rock In Rio” é um prato cheio pra quem ama e também pra quem não conhece o festival

O Rock In Rio é, definitivamente, um dos maiores festivais de música do mundo, com edições no Brasil, Espanha, Portugal e até nos Estados Unidos. O evento deixou de ser apenas um festival para se tornar uma verdadeira ode à música, ao entretenimento e à cultura pop. Com o festival completando quarenta anos de existência em 2025, Roberto Medina, seu idealizador, viu sua história encenada e cantada nos palcos no Rock in Rio 40 anos – O Musical.

A história, com texto assinado por Charles Möeller, tem foco justamente nos bastidores da criação do festival, os últimos meses de 1984 e os primeiros meses do ano seguinte. Enquanto o Brasil experimentava uma série de transformações políticas e sociais, Medina chefiava uma equipe em sua agência de publicidade, quando tem a ideia de criar um festival de rock de proporções gigantescas.

Hoje, vemos que a ideia deu muito certo, mas obviamente nem tudo foram flores nessa arriscada empreitada. Medina e sua equipe suaram e muito pra conseguir pôr esse sonho de pé, desde dificuldades com as atrações, até a escolha do logo do festival.

Quem encarna Roberto Medina nos palcos é o talentoso e multifacetado Rodrigo Pandolfo, vivendo um enérgico e ousado protagonista, que dá todo o tom para história, e traz todos os sonhos e angústias de Medina em fazer do Brasil um país reconhecido no mundo. Rodrigo é um ator que veste seus personagens de uma forma que torna impossível não se emocionar com seu desempenho e acreditar piamente em qualquer história que venha a contar.

Além de toda a narrativa da criação do festival, Rock in Rio 40 anos – O Musical, como toda boa história, também traz um casal pra lá de carismático e que pra nossa sorte, são grandes nomes do teatro musical. Malu Rodrigues e Beto Sargentelli dão vida a Beth e João. Ela vive uma jovem do interior que sonha em trabalhar na maior agência de publicidade do Rio de Janeiro, ele vive um bom vivant sedutor. Beth, assim que chega no novo trabalho, logo cai nas graças de João, que faz questão de apresentar os encantos da Cidade Maravilhosa, e de se apaixonar.

E, como toda boa história de amor, essa também tem seus obstáculos. Com a chegada de Marie, Beth conhece um outro João. Antes atencioso e romântico, ele se encanta pela novata, lindamente vivida e cantada por Yara Charry, e se afasta de Beth, que sofre, mas consegue dar a volta por cima em uma virada deliciosa de assistir. Os três dão um show de sintonia, talento, beleza, e fazem valer o protagonismo.

Bel Kutner vive Beth na fase mais velha e é a responsável por nos contar essa história desde o início. É bonito e poético ver a atriz vendo o que conta sendo contado ali na sua frente. Seu olhar traz um misto de nostalgia, gratidão e doçura. Como se sentisse falta daquela época e, ao mesmo tempo, perdoasse e compreendesse seus erros. Enquanto a história vai acontecendo, ela, assim como a plateia, também assiste a tudo. Às vezes, ela nem precisa de texto, seu olhar já dá o exato tom pra cada cena. 

Rock in Rio 40 anos – O Musical está repleto de nomes de peso do teatro musical brasileiro. Outra grande estrela que abrilhanta esse elenco é Gottsha, que vive Dora, assistente de Roberto Medina. O jogo de cena entre ela e Rodrigo Pandolfo, e com o restante da agência é um grande atrativo do espetáculo. Gottsha traz humor, talento e uma voz poderosa em qualquer oportunidade em que está no palco.

A história de Rock in Rio 40 anos – O Musical, que antes foi apresentada no próprio festival em uma versão mais enxuta, é permeada com grandes músicas que fizeram história no Rock In Rio, desde Live and Let Die, We Will Rock You, Firework e Crazy in Love até sucessos brasileiros como Vamos Fugir do Skank, Alagados dos Paralamas do Sucesso e a América do Sul de Ney Matogrosso.

Para quem nunca foi ao Rock In Rio, Rock in Rio 40 anos – O Musical, é uma boa mostra do que de fato é o festival: uma forma de materializar o poder e o impacto que a música traz na nossa vida. A energia, a batida, o ritmo, a sincronia, com um elenco de 30 atores que promovem um verdadeiro espetáculo, de brilhar os olhos e sentir o peito batendo mais forte. É impossível sair do espetáculo sem se pegar cantando e refletindo na música tema do festival…

Se a vida começasse agora, e o mundo fosse nosso de vez, e a gente não parasse mais de cantar.

Rock in Rio 40 anos – O Musical está em cartaz na Cidade das Artes até 23 de fevereiro, quintas e sextas, às 20h, sábados e domingos às 15h e 19h.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *