Em recente entrevista, Vânia Canto disse que gostaria de viver uma Tracy que todas as meninas queiram ser. Encarnando sua primeira protagonista solo, podemos dizer que ela cumpre com louvor essa missão. Vânia vive Tracy Turnblad, na nova montagem de Hairspray, e quem conhece minimamente essa história, sabe o peso dessa personagem e a responsabilidade de quem a interpreta.
Tracy, contrariando a todas as expectativas, é uma jovem gorda que não tem problemas de autoestima, ela é empoderada, revolucionária e sabe que tem talento. Só que Tracy vive em uma sociedade racista e gordofóbica dos anos 60, o que dificulta e muito sua missão de brilhar. Porém, ela não se intimida e, em vez de simplesmente seguir o que lhe era imposto e se contentar com o lugar de figurante, Tracy quebra todas as regras e vive o protagonismo que sabe que nasceu pra viver.
Quem assiste Vânia em cena, vê uma Tracy feliz, reluzente, amável e corajosa. Não há como não se inspirar e se apaixonar por essa personagem. Não há como não torcer para essa heroína dar certo e conseguir simplesmente dançar com seus amigos em um programa de TV. Seria muito fácil Tracy cair em uma figura caricata, virar a gordinha engraçada, mas Vânia nada contra a corrente e consegue o equilíbrio perfeito entre a sensibilidade e a força, a alegria e a emoção.
Tracy é tão empoderada que acaba empoderando todas a sua volta. Sua mãe Edna, vivida com maestria por Tiago Abravanel, que transborda química com a filha, vive presa dentro de casa com a certeza que só tem capacidade para aquela vida de insegurança e resignação, e sua melhor amiga Penny, que vive sob uma educação severa da mãe, e nas mãos potentes de Pâmela Rossini, forma uma dupla deliciosa de assistir. É lindo ver, que, com a ajuda de Tracy, Penny descobre sua autoestima, sua força, sua beleza.
Na mesma entrevista, Vânia conta que se preparou a vida inteira para viver Tracy Turnblad, além do talento e do carisma inegável, em uma carreira com tantos personagens, este talvez seja o papel de sua vida. É nítida a alegria e o orgulho que ela sente falando desse espetáculo e do quanto está feliz contando essa história, essa alegria passa para o público, que se encanta e se emociona com uma história linda, dançante, colorida, e absolutamente necessária.
Hairspray está em cartaz às quintas e sextas às 20h, sábados às 20h e às 16h, domingos às 15h e 19h, até 18 de Agosto no Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio, 40, Rio de Janeiro.
Deixe um Comentário