Volta e meia algumas produções musicais para o cinema ou televisão conseguem nos surpreender, positivamente ou não. As vezes esperamos demais de uma série que não entrega tudo que prometia, ou uma adaptação de um clássico com tantas estrelas e acaba beirando o filme de terror. Ou, como no caso de Schmigadoon!, começamos a assistir sem fé no potencial e, quando acaba, estamos apaixonados e com lágrimas nos olhos.
A série estreou em 16 de junho na Apple TV+ e nos apresenta o casal Melissa e Josh, muito bem interpretados por Cecily Strong e Keegan–Michael Key. Eles estão passando por dificuldades em seu relacionamento e, para tentar resolver estes problemas, vão para um retiro de casais nas montanhas. No meio de uma trilha, eles se perdem e acabam descobrindo a cidade mágica de Schmigadoon, que vive como em um musical dos anos 1940. Quando tentam ir embora, descobrem que só podem sair de lá quando encontrassem o amor verdadeiro. E a surpresa vem: então eles não são o amor verdeiro um do outro?!
Foto: Apple TV / Reprodução
Vale pontuar que todo o elenco da produção é um show a parte e foram muito bem escolhido. A equipe de casting não economizou e conseguiu trazer nomes gigantes para abrilhantar a história, com Aaron Tveit, Kristin Chenoweth, Ariana DeBose, Dove Cameron, Alan Cumming, Fred Armisen, Jaime Camil e Ann Harada, além da participação especial (e tristemente curta) de Jane Krakowski. Todos tem seu momento de brilhar, com solos muito bem escritos por Cinco Paul, que também escreveu o roteiro ao lado de Ken Daurio – montando a dupla conhecida pela história da trilogia Meu Malvado Favorito
Aos mais fãs da Broadway, e de filmes musicais clássicos, o nome logo remete à produção Brigadoon, musical que estreou em 1947 nos palcos e recebeu versão cinematográfica em 1954. Schmigadoon foi intitulada dessa forma justamente por ser uma paródia deste musical em que dois turistas americanos na Escócia e descobrem a cidade de Brigadoon, que só aparece uma vez a cada 100 anos, e precisam decidir o que fazer quando um deles se apaixona por uma das moradoras da cidade.
Foto: Apple TV / Reprodução
Mas, no geral, as similaridades terminam no conceito base. A inserção de dois personagens totalmente em sintonia com o século XXI traz o combate com as ideias ultrapassadas e conservadoras em que a cidade vive. E isso vai desde uma cena hilária que transforma um clássico de A Noviça Rebelde em uma aula de educação sexual até o confronto dos personagens com si próprios, entendendo quem eles realmente são – e como serem totalmente fieis a si.
As músicas são bem escritas e funcionam muito bem tanto na história quanto por puro divertimento depois que acaba o episódio. Inclusive, vale um momento especial para apreciar a letra chiclete e melodia animada em “Corn Puddin” e a beleza de “Somewhere Love is Waiting for You”.
Foto: Apple TV / Reprodução
Misturar Strong (que brilha como leading lady) como uma visão de nós mesmos, apaixonados por musicais, com o seu completo oposto na interpretação de Key foi um acerto preciso. A química e o tempo cômico deles funciona muito bem e conseguem navegar pela história costurando as relações e subtextos de todos os personagens, trazendo a carga emocional quando precisamos dela.
A temporada tem um arco completo e não deixa muito espaço para imaginarmos uma continuação numa improvável segunda temporada. Cinco Paul consegue inserir o passar dos anos da Broadway, nós apresentando números que estariam facilmente em espetáculos de Rodgers & Hammerstein, mas, ao final, quando o objetivo é alcançado e os personagens evoluem, a finale é mais atual, com pandeiros à la Godspell, e se aproximando (nas palavras de seu criador) dos Stephens, tanto Schwartz quanto Sondheim.
Aos fãs brasileiros, um aviso legal: todas as músicas foram versionadas e tem suas versões em português! O trabalho de direção musical e adaptação ficou por conta de Gustavo Andriewiski, com um elenco de dubladores que inclui Duda Ribeiro, Evie Saide, Telma da Costa, Eduardo Borgeth e Marcelo Coutinho. E se você só assistiu em inglês, vale a pena rever para ouvir a versão nacional.
Schmigadoon! consegue passar para o espectador aquilo que é seu lema: paz e felicidade. Se você embarca e aceita a ideia, tenho certeza que vai se divertir e ainda receberá de brinde novas canções para deixar no repeat do seu streaming favorito. E, vivendo num período tão triste e difícil, às vezes é bom só sentar na frente da TV e se deixar levar para outro universo.
A primeira temporada completa de Schmigadoon! já está disponível no Apple TV+
Deixe um Comentário