ESPECIAL TONY AWARDS #1: Jagged Little Pill

YOU LEAVE, YOU LEARN.

Jagged Little Pill é o terceiro álbum de estúdio da canadense Alanis Morissette e, desde seu lançamento em 1995, foi um sucesso absoluto. Além de lançar Morissette ao estrelato, recebeu inúmeros prêmios, incluindo Melhor Álbum de Rock e Álbum do Ano no Grammy Awards em 1996.

Com o sucesso estrondoso, era só uma questão de tempo até as músicas de Alanis chegarem a Broadway. E em 2018, 24 anos depois do seu lançamento, o musical Jagged Little Pill estreou em no principal distrito teatral dos Estados Unidos, arrebatando a crítica e o público.

Foto: Sara Krulwich/The New York Times

SINOPSE

Os Healy são o retrato da família americana de classe média perfeita. Ou pelo menos isso é o que eles querem mostrar. No fundo, tem problemas graves que preferem esconder: a mãe, M.J, é viciada em analgésicos. Steve, o pai, vive mais o trabalho do que a vida em casa. Frankie, a filha mais nova, lida com as dificuldades de ser uma jovem negra criada numa família branca e também com sua sexualidade. Nick, o mais velho, não consegue lidar com a pressão de “filho perfeito”.

Em meio a esses problemas internos, um acontecimento com uma das amigas de Nick desperta gatilhos na família, fazendo-a encarar a dura verdade sobre eles, a sociedade que vivem e o mundo como um todo. O musical trata de assuntos muito delicados, usando as músicas de Alanis para falar sobre vícios, abuso sexual, relações raciais e estupro.

Foto: Sara Krulwich/The New York Times

TRAJETÓRIA

A história de Jagged Little Pill começou ainda em 2013, quando foi anunciado que o álbum de 1995 seria adaptado para os palcos, com Tom Kitt como responsável pelos arranjos e orquestração. Um primeiro workshop aconteceu em 2014, mas logo foi divulgado que a produção ainda estava muito no início e o roteiro não havia sido finalizado.

Apenas em 2017 voltamos a ter notícias sobre a produção. Uma leitura da peça aconteceu e teve Idina Menzel (M.J.), Michael Park (Steve), Celia Rose Gooding (Frankie), Jonah Platt (Nick), Lauren Patten (Jo) e Phillipa Soo (Bella).

Ainda no mesmo ano, um segundo workshop foi produzido, com algumas alterações no elenco da primeira leitura. Dessa vez, Elizabeth Stanley interpretou M.J., Derek Klena assumiu o papel de Nick, Kathryn Gallagher foi Bella e dois novos personagens foram adicionados: Phoenix, interpretado por Antonio Cipriano, e Andrew, interpretado por Logan Hart.

A primeira versão oficial de Jagged Little Pill estreou no American Repertory Theater (ART) em Cambridge, Massachusetts, em maio de 2018. O elenco manteve-se essencialmente o mesmo do segundo workshop, porém Sean Allan Krill assumiu o papel de Steve.

Foi apenas no dia 5 dezembro de 2019 que o musical finalmente teve sua estreia nos palcos da Broadway, fazendo do Broadhurst Theatre seu novo lar.

A peça conta com libreto de Diablo Cody, direção de Diane Paulus, coreografia de Sidi Larbi Cherkaoui, direção musical de Bryan Perri e orquestração de Tom Kitt.

Foto: Matthew Murphy

ELENCO DA BROADWAY

Nessa nova fase na Broadway, o elenco de Jagged Little Pill é composto por:

Elizabeth Stanley  — Mary Jane “M.J.” Healy
Sean Allan Krill — Steve Healy
Celia Rose Gooding — Mary Frances “Frankie” Healy
Derek Klena — Nick Healy
Lauren Patten — Jo Taylor 
Kathryn Gallagher — Bella Fox
Antonio Cipriano — Phoenix
Logan Hart — Andrew

Foto: Matthew Murphy

INDICAÇÕES AO TONY

O musical recebeu 15 indicações ao Tony Awards 2020, sendo a produção mais indicada de todo o evento. As categorias que Jagged Little Pill está concorrendo são:

  • Melhor Musical
  • Melhor Libreto de Musical
  • Melhor Atriz em Musical (Elizabeth Stanley)
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Musical (Celia Rose Gooding; Kathryn Gallagher; Lauren Patten)
  • Melhor Ator Coadjuvante em Musical (Derek Klena; Sean Allan Krill)
  • Melhor Direção de Musical (Diane Paulus)
  • Melhor Coreografia (Sidi Larbi Cherkaoui)
  • Melhor Cenário em Musical (Riccardo Hernandez e Lucy Mackinnon)
  • Melhor Figurino em Musical (Emily Rebholz)
  • Melhor Iluminação em Musical (Justin Townsend)
  • Melhor Design de Som em Musical (Jonathan Deans)
  • Melhor Orquestração (Tom Kitt)
Foto: Matthew Murphy

LISTA DE MÚSICAS

Primeiro Ato
“Overture”
“Right Through You”
“All I Really Want”
“Hand in My Pocket”
“Smiling”
“Ironic”
“So Unsexy”
“Perfect”
“Lancer’s Party (So Pure)”
“That I Would Be Good”
“Wake Up”
“Forgiven”

Segundo Ato
Entr’acte/”Hands Clean”
“Not the Doctor”
“Head over Feet”
“Your House”
“Unprodigal Daughter”
“Predator”
“You Oughta Know”
“Uninvited”
“Mary Jane”
“No”
“Thank U”
“You Learn”

Foto: Divulgação

CURIOSIDADES

  • Além das músicas do álbum Jagged Little Pill, a produção também tem outras canções do repertório de Alanis Morissette: “Thank U”, “That I Would Be Good” e “So Pure” são do álbum Supposed Former Infatuation Junkie
  • “So Unsexy” e “Hands Clean” estão presentes no cd Under Rug Swept. Já “Unprodigal Daughter” é de Feast on Scraps e “No” foi gravada para a versão japonesa do Havoc and Bright Lights. “Uninvited”, ao contrário das outras, foi gravada para a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos, de 1998.
  • Junto com todas essas, Morissette ainda escreveu duas músicas especialmente para o musical: “Smiling” e “Predator”
  • O álbum do musical estreou na segunda posição do ranking Billboard Cast Albums. 

 

Dan Moura

Olá, meu nome é Daniel Moura, mas todo mundo me chama de Dan. Tenho 32 anos, e 10 anos atrás eu criei a Broadway Meme com o intuito de espalhar a palavra do teatro musical no Brasil.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *